A tradição do Mastro de São João Batista continua sendo um dos símbolos mais importantes da cultura popular e religiosa de Jeremoabo. Em entrevista concedida à Jeremoabo FM, César Santarém, integrante da comissão organizadora da Alvorada do Mastro, falou sobre a origem da tradição e os preparativos para os festejos juninos.
Segundo César, o costume pode ter entre 200 e 300 anos e surgiu ainda durante os primeiros anos da Igreja Matriz de São João Batista.
Antigamente, moradores buscavam uma árvore centenária na Reserva Ecológica Raso da Catarina para servir como mastro da festa. Com o avanço da consciência ambiental, a tradição passou a utilizar uma estrutura de ferro para evitar impactos à natureza.
“Alguém teve a ideia maravilhosa de trocar a derrubada de uma árvore gigantesca por um mastro de ferro que serviria para todos os anos sem prejudicar a natureza”, afirmou.
Todos os anos, a comissão realiza a troca das palhas de licuri utilizadas na ornamentação do mastro. O material é retirado da região do Olho d’Água com autorização dos proprietários locais.
A programação deste ano prevê a retirada do mastro no dia 31 de maio, às 14h, seguida pela troca das palhas e um cortejo religioso saindo do Colégio São João Batista às 20h em direção à igreja matriz.
Já na madrugada do dia 1º de junho, o mastro será recolocado em frente à Igreja de São João Batista, marcando oficialmente o início dos festejos juninos em Jeremoabo.
César Santarém destacou ainda a importância da participação popular para manter viva a tradição.
“Uma cidade sem história é uma cidade morta. Jeremoabo é uma cidade viva por causa da sua história”, declarou.




/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/q/4/9LXmdNRQ2rctYPkfoCHA/foto-no-tamanho-home-2026-06-05t124801.811.png?w=1024&resize=1024,1024&ssl=1)