O Hospital São Lucas, localizado na Zona Sul de Aracaju, voltou a atender os usuários dos planos de saúde da Unimed, após uma audiência realizada pelo Ministério Público de Sergipe, que foi anunciada em entrevista, no Jornal da Fan desta quarta-feira, 22, concedida pela promotora Euza Missano a Narcizo Machado.
Realizada de forma virtual, a audiência tinha o objetivo de reverter a decisão do Hospital São Lucas de suspender o atendimento aos usuários do plano de assistência à saúde da Unimed Sergipe.
“Nós instauramos o processo civil e expedimos as notificações necessárias para que nós pudéssemos fazer essa audiência extrajudicial, buscando tratativas e entendimentos necessários para o retorno dessas atividades de atendimento ao consumidor”, explicou a promotora Euza Missano.
A reunião foi realizada no final da manhã desta quarta-feira, por volta das 11h e, logo depois, o Hospital São Lucas divulgou uma nota para imprensa, informando que voltaria a atender os usuários, após as negociações realizadas por intermédio do Ministério Público.
“Os planos da Seguro Unimed e Central Unimed (CNU), plano 0865, voltaram a ser atendidos no Hospital São Lucas. Esses planos serão atendidos diretamente, após negociações entre o Hospital e as operadoras acima. Os demais planos, nacionais ou estaduais, elegíveis para atendimento no São Lucas, estão suspensos”, informou a casa de saúde por meio de nota.
Entenda o caso
O São Lucas havia anunciado, na noite da última segunda-feira, que estavam suspensos os atendimentos para usuários do plano Unimed. A justificativa era de que a operadora de saúde havia descumprido o contrato com atrasos de pagamentos injustificados, o que inviabilizou a continuidade dos serviços prestados.
A unidade particular de saúde já havia informado que a mudança não afetaria pacientes internados ou com cirurgias e procedimentos críticos já agendados e autorizados.
A Unimed já havia informado, por meio de nota na tarde da terça-feira, 21, que foi surpreendida pela forma como o Hospital anunciou a descontinuidade da prestação dos serviços em suas redes sociais.
“A Cooperativa Médica lamenta a tentativa de desestabilizar a imagem do Sistema Unimed e orienta aos seus beneficiários a não efetuarem pagamentos particulares para serviços assegurados pelo plano de saúde”, disse a operadora em nota.